A TERAPIA

ABORDAGEM COGNITIVO COMPORTAMENTAL - TCC

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) foi fundada pelo psiquiatra e psicanalista Aaron Beck, especialista comportamental. Ao estudar pacientes com depressão, percebeu que muitos tinham uma visão distorcida sobre si, sobre a vida futura e o mundo. Beck concluiu que uma pessoa com a cognição e interpretação prejudicada poderia acabar com o adoecimento. Esta visão divergia da visão psicanalítica, Beck criou as formulações da Terapia Cognitivo Comportamental. Na TCC, o terapeuta e o cliente trabalham em conjunto para fazerem uma reestruturação cognitiva com a finalidade de identificarem e corrigirem pensamentos e crenças distorcidas. O resultado desse processo é conseguir que o paciente pense e aja de forma mais adaptativa e funcional, colaborando para uma qualidade de vida mais saudável.


A DIFUSÃO E CRESCIMENTO DA TCC


Atualmente a TCC vem crescendo nas indicações de tratamento de transtornos mentais, desde TOC- Transtorno Obsessivo-Compulsivo, ansiedade, depressão, fobias, transtornos alimentares entre outros diagnósticos.


A TCC também é uma das linhas mais testadas em pesquisas científicas, comprovando assim, sua eficácia. O método da TCC, costuma ser um tratamento de curta duração com resultados comprováveis. Por esse motivo é a maior escolha do sistema de saúde na Inglaterra, Estados Unidos, México, Finlandia Austrália e demais países no mundo.

Sessão de terapia