A TERAPIA
ABORDAGEM COGNITIVO COMPORTAMENTAL - TCC
O SURGIMENTO DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL - TCC
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) foi fundada pelo psiquiatra e psicanalista Aaron Beck, especialista comportamental. Ao estudar pacientes com depressão, percebeu que muitos tinham uma visão distorcida sobre si, sobre a vida futura e o mundo. Beck concluiu que uma pessoa com a cognição e interpretação prejudicada poderia acabar adoecendo. Beck criou as formulações da Terapia Cognitivo Comportamental, na qual, o terapeuta e o cliente trabalham em conjunto para fazerem uma reestruturação cognitiva com a finalidade de identificarem e corrigirem pensamentos e crenças distorcidas. O resultado desse processo é conseguir que o paciente pense e aja de forma mais adaptativa e funcional, colaborando para uma qualidade de vida mais saudável.
A TERAPIA - TCC
A terapia cognitivo comportamental (TCC) é uma abordagem de tratamento psicológico que possui como base a ideia de que pensamentos, emoções, sensações corporais e comportamentos estão conectados. Levando em conta esta conexão, a TCC afirma que uma mudança em alguma dessas bases, pode-se alterar as demais.
A TCC tem como foco, o auxiliar a pessoa a identificar os pensamentos e comportamentos que são disfuncionais, uma vez que, os pensamentos disfuncionais podem gerar emoções e sensações desconfortáveis e por vezes patológicas.
Por que a TCC foca no aspecto cognitivo (elaboração de pensamentos) e comportamental (as ações)?
A TCC entende que a interpretação das situações tem influência diretamente nas emoções e ações. Modificar os sentimentos e controlar pensamentos não é algo fácil, não dá para “apertar um botão” de ligar e desligar. Todas as emoções são importantes, incluindo as “ruins” como, raiva, ansiedade e medo por exemplo, são emoções que nos dão a base para autopreservação.
Contudo, a forma de pensarmos em determinadas situações, é algo que podemos alterar, pois se trata de comportamentos e consciência de emoções.
A mudança de padrões de pensamentos e comportamentos não é fácil de mudar, até mesmo quando a pessoa possui consciência de seus prejuízos.
Algumas pessoas buscam tentar alterar estes padrões de forma autônoma, porém, não é algo fácil e pode ser frustrante a insistência destas tentativas.
É por esta razão, que a Terapia Cognitivo Comportamental pode ser uma estratégia funcional para melhorar a autonomia e alterar os padrões disfuncionais de pensamentos e comportamentos. É necessário que a pessoa aprenda a gerenciar os pensamentos disfuncionais, elaborar estratégias e habilidades que podem promover mudanças concretas, para isto, a ajuda do psicólogo especialista em terapia cognitivo comportamental é essencial.
A DIFUSÃO E CRESCIMENTO DA TCC
Atualmente a TCC vem crescendo nas indicações de tratamento de transtornos mentais, desde TOC- Transtorno Obsessivo-Compulsivo, ansiedade, depressão, fobias, transtornos alimentares entre outros diagnósticos.
A TCC também é uma das linhas mais testadas em pesquisas científicas, comprovando assim, sua eficácia. O método da TCC, costuma ser um tratamento de curta duração com resultados comprováveis. Por esse motivo é a maior escolha do sistema de saúde na Inglaterra, Estados Unidos, México, Finlandia Austrália e demais países no mundo.
INDICAÇÕES DE TRATAMENTO PARA A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL
-
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG);
-
Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT);
-
Transtorno obsessivo compulsivo (TOC);
-
Gerenciamento de estresse;
-
Problemas de relacionamento;
-
Baixa autoestima.
OUTRAS INDICAÇÕES EM QUE A TCC PODE SER EFICIENTE
-
Síndrome da fadiga crônica;
-
Artrite reumatoide;
-
Câncer;
-
Hipertensão;
-
Doenças coronarianas;
-
Síndrome pré-menstrual;
-
Síndrome do cólon irritável.
Vale ressaltar que a TCC não promete cura para nenhuma das indicações acima, mas oferece recursos para que a pessoa possa enfrentar as dificuldades físicas e psicológicas de uma forma diferente e mais assertiva.
Ficou interessado?
Achou que você pode ter alguma indicação para o tratamento cognitivo comportamental?
Vamos conversar!